segunda-feira, 19 de novembro de 2018

QUAL A IDADE MÍNIMA PARA FAZER A PROVA DO ENCCEJA?

Muitas pessoas acabam interrompendo seus estudos ou se atrasando bastante em relação ao ensino básico. Sem o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio, não é possível entrar na faculdade, nem começar a trabalhar de carteira assinada. Mas para quem se encontra em uma situação como esta, a prova do Encceja pode ser a solução.


Vale lembrar que para participar do exame e conseguir seu certificado de ensino básico, é preciso cumprir os requisitos do Encceja, como a idade mínima para cada categoria. Quer entender mais como a prova funciona e quem pode participar? Leia o texto a seguir e saiba de tudo.

O que é o Encceja?

O ENCCEJA é um exame que permite que jovens e adultos que não concluíram o ensino básico no tempo estimado conquistem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Para o ensino fundamental, a avaliação se divide em quatro cadernos de prova, incluindo a prova de redação. Enquanto isso, para aquisição do certificado do ensino médio, a avaliação é dividida pela mesma quantidade mas com matérias distintas.

As provas são divididas em 120 questões objetivas e para participar, os estudantes devem aguardar a publicação do edital ENCCEJA e se inscrever!

Quem pode participar?

Existem duas categorias de participação para a prova Encceja, sendo direcionadas para o ensino fundamental e médio. Para participar, os candidatos precisam cumprir os seguintes requisitos:
  • Para quem deseja conquistar o certificado do ensino fundamental, é necessário ter 15 completados até o dia da avaliação do exame;
  • Para quem deseja conquistar o certificado do ensino médio, é necessário ter 18 anos completos até o dia da avaliação do exame.

Vale lembrar que os participantes que não concluíram nenhuma das categorias e tiverem 18 anos completos podem participar somente da prova para nível médio e receber o certificado de ambos.

Como se inscrever?

Se esta oportunidade é ideal para você, é preciso conferir as datas e saber como se inscrever para participar do exame. Geralmente, as inscrições são realizadas no mês de abril para o primeiro semestre e realizadas em agosto. Para o segundo semestre, a inscrição é feita em agosto e a prova acontece em outubro.

Portanto, as pessoas que estiverem interessadas em realizar a prova devem acessar a página do Encceja no site oficial do INEP no período de inscrição e participar.

Depois de confirmar a sua participação, será emitido o Cartão de Confirmação contendo informações com data, horário e local de prova do participante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário